terça-feira, 22 de agosto de 2017


Projeto Água

 

Centrado na preservação da vida e do Meio Ambiente, o Grupo Engefort colocou em prática o Projeto Água, para buscar a redução do consumo desse precioso e imprescindível liquido entre os seus clientes internos.

 

Investiu maciçamente na produção de seis folderes com belas ilustrações para facilitar o entendimento, os quais foram distribuídos para mais de dois mil colaboradores; uma planilha para o acompanhamento do gasto em metros cúbicos e, a criação de um e-mail exclusivo para as tratativas deste evento, além das equipes destacadas na Matriz e nas quatro Regionais para a gestão.

 

O primeiro folder Água - Fonte de Vida, revelou os processos de captação, tratamento, verificação da qualidade, distribuição, rejeição da água após o uso, o tratamento das águas residuais para a retirada de substâncias que poluiriam o meio ambiente, os sérios problemas do lançamento sem tratamento dos efluentes e os benefícios do desaguamento com segurança, permitindo, assim, manter o equilíbrio dos ecossistemas. Esta peça mostrou também todo o ciclo da água.

 

O segundo folder Água – Poupe Hoje para ter Amanhã ensinou, de forma bem simples, procedimentos para economizar água em casa, corrigindo os maus hábitos no banheiro, na cozinha, na lavagem de roupas, no jardim etc., sugerindo, ainda, a manutenção de eventuais vazamentos com a maior velocidade, tanto dentro, quanto fora de casa (rua).

 

Este documento afirmava que, seguindo essas dicas comportamentais, cada cliente interno poderia economizar pelo menos 25 litros de água por dia, asseverando que a perda poderia estar até numa torneira que estivesse com o courinho gasto, melhor dizendo, pingando.

 

Uma frase extremamente marcante encerrou este folder pedindo a cada um que “Reutilizasse toda a água possível. Porque afirmava, mesmo depois da chuva, as conseqüências da seca continuariam sendo notadas”.

 

Depois que 100% dos clientes internos do Grupo Engefort haviam recebido os dois folderes que buscavam a conscientização, foi lançado na matriz São Carlos o Treinamento Vivências e Reflexões sobre a Água, em parceria com a ONG Ramudá, do site www.ramuda.org.

 

O tema foi abordado sob os enfoques da presença da água em nossa vida, o uso que se faz do recurso e o problema da distribuição, a característica das águas no contexto local (o aqüífero Guarani) e, a importância da participação social para a preservação e restauração ambiental.

 

Nesse ínterim, o Grupo Engefort gerou o terceiro folder, Água Fonte de Vida Poupe hoje para ter amanhã – Colabore com o Meio Ambiente e concorra a Prêmios, seguiu para os colaboradores com a finalidade de anunciar o concurso para a economia, estabelecer regras, determinar o percentual de 10% ou mais na redução do consumo de água residencial, revelar o esquema de pontuação e os prêmios que seriam sorteados àqueles que conseguissem diminuir suas contas.

 

Este folhetim afirmava que uma torneira comum aberta desperdiçava 16.400 litros de água por dia, totalizando ao final de um mês, 492 mil litros, mesma realidade nos dias atuais.

 

O quarto folheto da série Água, focando todas as instruções e o regimento interno para a apuração dos clientes internos que estariam atendendo a redução do consumo, que seria aferida pelos Inspetores do Grupo Engefort num período de noventa dias, chegou a todos os colaboradores, sendo que os três meses correspondiam, propositalmente,  à estiagem no Estado de São Paulo, que acontece entre maio e junho de cada ano.

 

Como entre outros objetivos este projeto buscava a divulgação e a preocupação geral com o Meio Ambiente, houve, por conseguinte, a conscientização de todos os colaboradores e os seus familiares sobre a importância da redução no consumo de água.

 

Durante aquele tempo, cada colaborador do Grupo Engefort teve como desafio a meta de redução de 10% no consumo de água na residência. Parece pouco, mas somando o total de clientes internos da Organização, o resultado final seria muito significativo. Ao final deste folder, todos foram convidados para pensar e agir com Responsabilidade Social.

 

Para manter acesa a centelha da economia e da redução, o Grupo Engefort lançou e distribuiu o quinto folheto: Água – Me Poupe, isto no mês de maio, reiterando a necessidade de não desperdiçar o magnífico liquido no banheiro, na cozinha, na máquina de lavar roupas e no jardim, relembrando as recomendações do segundo folder e despertando, desta maneira, todos os colaboradores e seus familiares.

 

Junto com o este folder, cada cliente interno recebeu uma planilha Água – Fonte de Vida – Poupe hoje para ter amanhã, para aposição do seu nome, posto de trabalho e cidade. Referido documento permaneceu por 90 dias nos postos, onde o cliente interno trouxe a conta de maio, que era o mês base para a redução de 10% proposta pela direção do Grupo Engefort, assim como as dos meses de junho e julho, para o comparativo.

 

O Departamento Operacional fomentou esta Campanha o tempo todo. Os Inspetores tiveram participação ativa no processo, pois a eles coube a verificação de cada uma das contas, o lançamento nas planilhas e a aposição de assinatura para acompanhamento de cada participante, concluindo com o recolhimento ao final do prazo e entrega ao Departamento de Gestão Integrada.

 

Posteriormente, coube à comissão a tarefa de analisar criticamente cada uma das planilhas, verificando o consumo de cada residência e, cumprida a meta de diminuição, o cliente interno recebeu uma pontuação conforme o número de metros cúbicos reduzidos, recebendo uma determinada quantidade de cupons para concorrer aos seguintes prêmios: TV, DVD, bicicleta e outros, adquiridos pelo Grupo Engefort.

 

O sexto folder  Água Poupada Vida Preservada chegou até os nossos clientes internos, anunciando a fabulosa redução de mais de 54 mil litros de água no período pré-fixado, representando média de 274 litros economizados por cada uma das famílias participantes, cumprimentado a todos pela gloriosa conquista.

 

Houve considerações altamente elogiosas dos nossos clientes internos pelo desenvolvimento desta Campanha, que foi constituída e norteada pela defesa e preservação do meio ambiente, como determina a nossa Certificação ISO 14001. Os prêmios foram sorteados e entregues aos ganhadores pela comissão.

 

O que a Gente do Grupo Engefort não sabia e tampouco esperava era a recompensa que chegaria depois. Vários clientes externos que tiveram acesso ao projeto pelos clientes internos, mídia e pelo nosso site adoraram a iniciativa, elogiaram a nossa empresa, particularmente os colaboradores participantes.

 

O mais importante: solicitaram informações, folderes, detalhes do planejamento, implantação e desenvolvimento do projeto, com a finalidade de fazer o mesmo em suas Organizações e condomínios, na busca do alvo por nós todos alcançado, que foi a redução do consumo, sobretudo a mudança de comportamentos no trabalho e no lar, pela conscientização de cada um que foi o tema do projeto idealizado pela diretoria do Grupo Engefort, que virou uma campanha maravilhosa.

 

VOLTAR

   



 PUBLICIDADE

CURSOS DE FORMAÇÃO
DE VIGILANTES

Agenda
de Cursos
Copyright (c) 2010. Grupo Engefort - Todos os direitos reservados
GRUPO ENGEFORT
São Paulo 11 3543-0100 – São Carlos 16 2107-4400 - Araraquara 16 2109-4400 - Sorocaba 15 3388-2100 - Rio Claro 19 2111-7474 - Ribeirão Preto 16 3515-2300